Copa do Mundo Feminina – Grupo E

O grande dia está chegando, estamos a menos de uma semana da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 na França. Continuando nossa série de análise sobre todos os grupos chegamos ao Grupo E dessa copa, onde Canadá, Holanda, Nova Zelândia e Camarões vão brigar para conseguir passar às oitavas de final.

O grande favoritismo desse grupo é das canadenses, dentre essas 4 equipes o país da América do Norte é o que tem mais tradição no futebol feminino, conseguindo já uma ótima campanha e ficando com um quarto lugar em 2003. As outras seleções não tem tanto destaque mas esperam mudar essa história na copa deste ano, vamos dar uma olhada nos destaques de cada seleção.

Canadá

A seleção do Canadá chega como grande favorita pra ser líder desse grupo e passar pra próxima fase com 3 vitórias. Muitas expectativas rodeiam essa participação das canadenses, com muita gente esperando uma grande campanha. O time do técnico Kenneth Heiner-Møller tem muitas jovens talentosas e também algumas jogadoras bem experientes e consagradas no futebol.

O principal nome da equipe é a lendária Christine Sinclair, a atacante de 35 anos é a capitã do time e já marcou incríveis 181 gols em 282 jogos pela seleção. Assim como Sinclair, a maioria das jogadoras canadenses jogam nos Estados Unidos, tantas atletas disputando o principal campeonato nacional do mundo dá ao Canadá um nível de competitividade muito alto, por isso é um dos países que passam e expectativa de uma campanha memorável esse ano.

Outro nome para ficar de olho no time das Canadenses é a jovem atacante Jordyn Huitema de apenas 18 anos. Ela atua pelo PSG da França e vai se sentir em casa nesta copa. Já falamos de dois nomes de peso no ataque do Canadá, mas a defesa da seleção também chama muita atenção, com um sistema defensivo muito sólido o time canadense levou apenas 4 gols nos últimos 13 jogos.

A classificação do Canadá pra essa copa foi bem tranquila, a equipe ganhou todos os jogos na fase de grupos da Copa Concacaf de 2018 e goleou o Panamá na semi-final. Só de chegar na final já garantiram uma das 3 vagas diretas da região. Na final da competição continental acabou perdendo para as favoritas dos Estados Unidos, esse ano na França esperam superar suas vizinhas e se consolidar como uma das seleções de elite no futebol feminino.

Holanda

A Holanda é a seleção que desponta como a segunda força do grupo, mesmo esta sendo apenas a segunda Copa do Mundo de Futebol Feminino que a Holanda vai disputar, o desempenho recente da equipe enche os torcedores holandeses de esperança. A equipe é uma das que mais cresceu no mundo da bola desde a última copa.

Em 2015 no Canadá foi a primeira vez que as holandesas conseguiram chegar a uma copa e de cara conseguiram logo passar às oitavas de final, dois anos depois, em 2017, surpreenderam todo mundo em foram campeãs da Eurocopa, já em 2018 veio outro título, da Copa Algarve. Essa ascensão meteórica cria uma expectativa muito grande acerca do desempenho da Holanda nesta copa da França.

Para ir longe este ano, as holandesas contam com a atacante Vivianne Miedema​, a jovem de apenas 22 anos já tem 57 gols em 74 jogos pela seleção. Esse desempenho impressionante vem já de algumas temporadas, desde muito jovem ela já era um grande destaque no país, a atacante do Arsenal da Inglaterra espera marcar muitos gols e liderar seu país rumo a uma campanha histórica.

Nova Zelândia

Esta já é a quinta copa do mundo que a Nova Zelândia vai disputar, apesar desta certa experiência na competição, as garotas da Oceania nunca conseguiram passar da fase de grupos nem venceram um jogo em copas. Este ano a briga deve ser com Camarões por uma vaga nas oitavas como uma das melhores terceiras colocadas.

Para conseguir esse feito histórico o técnico Tom Sermanni conta com a experiente zagueira Abby Erceg, ela voltou de sua aposentadoria em janeiro deste ano para recuperar a braçadeira de capitã da equipe e tentar ajudar o time neozelandês a fazer uma campanha histórica na França.

Além de Erceg, também vale a pena ficar de olho em Meikayla Moore, a jovem de 22 anos será companheira de Abby no sistema defensivo da equipe. A solidez defensiva é uma das principais características desse time, mas pra essa copa o ataque chega com a confiança lá no alto também, a equipe marcou incríveis 43 gols na Copa das Nações da Oceania e levou o título com uma campanha perfeita. Isso garantiu a vaga nessa Copa do Mundo de Futebol Feminino na França.

Camarões

As Camaronesas chegam pra essa copa com a missão de superar a histórica campanha da última copa em 2015, na ocasião surpreenderam e chegaram às oitavas de final após se classificar num grupo com Japão, Suíça e Equador. Nas oitavas perderam para a China por 1 a 0 num jogo apertado, após essa campanha as camaronesas ganharam muito respeito no meio do futebol feminino.

Madeleine Ngono Mani, Gaëlle Enganamouit e Gabrielle Aboudi Onguéné foram destaques em 2015 e querem fazer bonito novamente. Juntas elas fizeram 7 dos 9 gols de Camarões na última copa. A equipe faz jus ao futebol ofensivo que os países africanos tradicionalmente apresentam no masculino, a missão do técnico Alain Djeumfa vai ser encontrar o equilíbrio pra defesa não ficar exposta. Apesar do ataque poderoso, a classificação de Camarões não foi nada fácil.

A equipe ficou com a vaga após bater a seleção de Mali na disputa do terceiro lugar da Copa das Nações Africanas de 2018. Outro fator que pode ser um problema é a troca recente de comando, o treinador Alain Djeumfa chegou apenas em janeiro deste ano, a troca de comando tão perto da competição mundial pode atrapalhar as camaronesas, já que o novo técnico não teve muito tempo pra implantar seu estilo de trabalho.

Tabela e Calendário do Grupo E

Pos Time PG V D E GP SG Classificação
Camarões 0 0 0 0 0 0 Avança às oitavas
Canadá 0 0 0 0 0 0 Avança às oitavas
Holanda 0 0 0 0 0 0 Disputa entre 3ª colocadas
Nova Zelândia 0 0 0 0 0 0  

 

Jogos

Data Jogo Horas (Brasília) Estádio
10/06 Canadá  X  Camarões 16:00 Stade de la Mosson, Montpellier
11/06 Nova Zelândia  X  Holanda 10:00 Stade Oceane, Le Havre
15/06 Holanda  X  Camarões 10:00 Stade du Hainaut, Valenciennes
15/06 Canadá  X  Nova Zelândia 16:00 Stade des Alpes, Grenoble
20/06 Holanda  X  Canadá 13:00 Stade Auguste-Delaune, Reims
20/06 Camarões  X  Nova Zelândia 13:00 Stade de la Mosson, Montpellier