Países que vão Jogar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019

O grande dia está cada vez mais perto, a Copa do Mundo de Futebol Feminino deste ano vai começar no dia 07 de junho, serão 30 dias de jogos do mais alto nível, coroando no dia 07 de julho a seleção vencedora com a glória máxima do esporte. Vamos aqui dar uma olhada nos países que vão disputar a competição, serão 24 seleções de todos os continentes na briga pela taça mais cobiçada do esporte.

Neste artigo vamos dar uma olhada nos países que conseguiram se classificar pra copa deste ano na França e qual foi caminho trilhado por eles para chegar até a competição mais importante do futebol feminino.

Vamos dividir os países por continentes e conhecer a campanha que cada um precisou fazer durante a fase classificatória, cada confederação continental recebe uma quantidade de vagas na copa e organiza uma competição para que os países filiados disputem essas vagas.

5 vagas para países da Ásia

Os países asiáticos participam da Copa da Ásia e os 5 melhores colocados se classificam pra copa do mundo, a última edição da competição continental foi em 2008 e os 5 classificados foram:

– Austrália                                                              – Japão

– China                                                                     – Tailândia

– Coreia do Sul

Embora a Austrália seja um país da Oceania, as aussies disputam as eliminatórias junto com os países asiáticos, isto porque a disparidade entre elas e os demais países da Oceania é muito grande. O Japão foi o grande vencedor da Copa da Ásia de 2008 e já tem também um título da copa do mundo vencido em 2011, é uma das equipes que pode surpreender na França este ano.

3 vagas para países da África

As seleções africanas precisam disputar a Copa das Nações Africanas e ficar entre as três melhores colocações pra garantir uma vaga na copa do Mundo. Ao final da última Copa das Nações em 2018 as seleções que carimbaram o passaporte para a França foram:

Nigéria (Campeã)

África do Sul (Vice campeã)

Camarões (Terceiro lugar)

3 vagas diretas mais uma na repescagem para países das Américas do Norte e Central

Para as Américas temos um total de 6 vagas, dessas são 3 diretas para a confederação das Américas do Norte e Central (Concacaf) e 2 diretas para a confederação sulamericana (Conmebol). A peculiaridade fica por conta da sexta vaga poder ser ganhar por seleções de qualquer uma das duas confederações, o quarto colocado da Concacaf e o terceiro da Conmebol se enfrentam numa repescagem e o vencedor avança para a copa do mundo.

A copa da Concacaf é o torneio das Américas do Norte e da América Central, os 3 primeiros colocados ganham uma vaga direta para a copa do mundo, na edição de 2018 as qualificadas foram:

Estados Unidos (Campeã)

Canadá (Segundo lugar)

Jamaica (Terceiro lugar)

A quarta colocada foi a seleção do Panamá, as panamenhas acabaram perdendo pra Argentina na repescagem e assim a Concacaf mandou apenas três seleções para o mundial da França.

2 vagas diretas mais uma na repescagem para países da América do Sul

Diferentemente do futebol masculino, no qual a América do Sul é um dos continentes de maior destaque e tem uma grande participação em copas do mundo. No feminino as mulheres ainda não tem muita expressão e por isso as sul americanas tem apenas 2 vagas direta pra copa do mundo.

Os dois representantes são as seleções campeã e vice da Copa América Feminina, a última edição foi em 2008, as duas melhores foram:

Brasil (Campeão)

Chile (Vice)

Quem ficou com a medalha de bronze na Copa América foi a Argentina, então foi pra repescagem contra a seleção do Panamá e ganhou com facilidade. Assim a América do sul iguala as Américas do Norte e Central e manda 3 representantes para disputar a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 na França.

1 vaga para países da Oceania

Assim como no futebol masculino, o continente da Oceania é o mais fraco no futebol feminino também, por isso apenas uma vaga é disponibilizada para a confederação da Oceania. A vaga na Copa do Mundo é entregue à seleção campeã da Copa das Nações da Oceania, na última edição em 2018 país vencedor foi:

Nova Zelândia

As neozelandesas tiveram muita facilidade para vencer os outros países do continente e tentam surpreender o mundo com uma campanha de destaque na França.

Europa: 8 vagas mais uma para o país sede

A França já assegurou a vaga pra copa do mundo quando foi anunciada como o sede da competição, assim sendo, a Europa precisava definir quais seriam os outros 8 países que representariam o continente na competição mais importante do mundo. Para isso a confederação europeia (UEFA) organiza as eliminatórias para a copa do mundo Europa, as eliminatórias são disputadas no intervalo entre uma copa e outra, pra este ano as seleções que conseguiram uma vaga foram:

Inglaterra                                                         – Escócia

– Noruega                                                           – Suécia

– Alemanha                                                        – Itália

– Espanha                                                            – Holanda

Todos os 24 países classificados pra Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 na França

– Austrália                                                                  – Japão

– China                                                                        – Tailândia

– Coreia do Sul                                                         – Nova Zelândia

– Brasil                                                                         – Chile

– Estados Unidos                                                     – Canadá

– Jamaica                                                                    – França

– Inglaterra                                                                – Escócia

– Noruega                                                                  – Suécia

– Alemanha                                                               – Itália

– Espanha                                                                   – Holanda

– Nigéria                                                                    – África do Sul

– Camarões                                                                – Argentina