Brasil encara Argentina em busca de vaga no Mundial

Em 4 jogos realizados na rodada final do campeonato Sul-Americano Sub-20, o Brasil conquistou apenas 2 pontos, de 12 disputados. E fez apenas 2 gols, justamente na partida que foi derrotado pelo Uruguai. Na última quinta-feira (7), a seleção empatou sem gols com o Equador, e praticamente deu adeus a suas chances de classificação para a Copa do Mundo de futebol.

Brasil corre risco de ficar fora do Mundial

Somente as quatro primeiras seleções do hexagonal final. E o Brasil não tem grandes chances de conseguir a classificação para a Copa do Mundo que será realizada na Polônia em meados de maio e junho. Além de poder ficar fora da principal competição mundial da categoria, a seleção brasileira sub-20 não tem mais chances de conquistar uma vaga para os Jogos Pan-Americanos.

O Brasil Sub-20 já não conseguiu classificar-se para o Mundial em 2013 e 2017. Caso não consiga novamente em 2019, será a terceira vez nas quatro últimas disputas que a seleção fracassa ainda na fase classificatória. De 21 Copas do Mundo, o elenco brasileiro esteve em 18. Mas com a campanha atual na Sul-Americana do continente poderá ficar fora mais uma vez do principal torneio do mundo para juniores.

Mesmo com um elenco extremamente valioso, o Brasil está atrás de seleções sem grande presença no futebol sub-20. Dentre elas, a Venezuela. Para Ney Franco, ex-treinador da seleção de juniores brasileira, e com títulos importantes enquanto foi técnico do elenco sub-20, o Brasil não é mais o principal time das categorias de base. Em entrevista para o portal Estadão, Ney comentou que acredita na qualidade de Carlos Amadeu, mas que outros países têm revelado bons atletas.

Argentina poderá ser campeã em jogo contra o Brasil

Ainda com chances de ser campeã, a Argentina é a favorita para o título. No momento, Uruguai e Equador também são fortes candidatos a levantar a taça. Ao longo do final de semana os três últimos jogos estão agendados. São eles:

  • Colômbia e Uruguai – Domingo (10/02) – 18 horas e 30 minutos;
  • Brasil e Argentina – Domingo (10/02) – 20 horas e 50 minutos;
  • Venezuela e Equador – Domingo (10/02) – 23 horas e 10 minutos.

Para que o Brasil consiga se classificar para o Mundial será necessário contar com uma combinação de resultados. O primeiro deles é que a seleção consiga vencer os argentinos no domingo (10). Depois disso, a Venezuela precisará perder seu jogo contra o Equador. Somente assim a seleção de Carlos Amadeu conseguirá uma vaga para participar da Copa do Mundo de juniores.

Brasil e Argentina

Já classificada, a Argentina busca o título com uma campanha quase perfeita. Caso consiga vencer o Brasil, irá a 12 pontos, sendo que 15 foram disputados. As duas seleções ainda não se enfrentaram no Sul-Americano 2019, mas a rivalidade sempre promete fortes emoções. Resta saber se o elenco brasileiro conseguirá fazer com que ao menos parte do vexame da não classificação consiga ser evitado.