Brasil sub-20 só depende de si

Na penúltima rodada do Sul-Americano Sub-20, o Brasil acabou sendo derrotado pelo Chile. Mesmo criando boas oportunidades, a equipe do técnico Carlos Amadeu não conseguiu converter as chances criadas em gols. Agora, a seleção brasileira sub20 dependerá apenas de si mesma para seguir para a próxima fase. O próximo confronto é contra a Bolívia, lanterna do Grupo A.

Dificuldades com criatividade comprometem

Mesmo criando algumas oportunidades, o Brasil teve dificuldade para conseguir chegar a área adversária. Foram dados 19 chutes pela seleção brasileira, e 5 foram no gol, mas todos defendidos pelo goleiro adversário. Já o Chile teve 11 chances, e 4 acertaram a meta do goleiro Phelipe, o qual teve boa atuação na partida. Em compensação, a estrela de Rodrygo não brilhou como no jogo contra a Venezuela.

Em termos de posse de bola, o Brasil teve 61%, enquanto o Chile apenas 39%. Com a vitória, o Chile acabou conseguindo chegar a segunda posição na classificação. Já a seleção brasileira, ficou com o terceiro lugar, e dependerá somente de si para seguir adiante na competição. Isso porque o time comandado por Carlos Amadeu enfrentará a Bolívia, equipe já sem grandes chances no torneio.

Brasil sub-20 – 1232839057 / Shutterstock.com

Aos 32 do segundo tempo o treinador Carlos Amadeu tirou Mateus Cardoso, e colocou Jonas Toró. Isso deu maior poder ofensivo para o time do Brasil, mas mesmo assim não foi suficiente para vencer a barreira adversária. Além de derrota, e de falta de criatividade, o técnico da seleção brasileira sub-20 ainda tem outra preocupação. Papagaio, atacante do Palmeiras, emprestado para o Atlético-MG, deixou o campo com uma torção no tornozelo.

Vitória contra a Bolívia garante classificação

Como os três melhores de cada grupo avançam a próxima fase, o Brasil dependerá apenas de si para conseguir garantir a sua vaga. Basta um empate no jogo Brasil sub-20 vs Bolívia sub-20 para que a seleção brasileira siga na competição sul-americana. O jogo acontecerá na sexta-feira (25), às 18 horas e 10 minutos. Os bolivianos ainda não conseguiram vencer no torneio, e praticamente não têm chances de classificação.

Em três partidas, a Bolívia marcou apenas um gol com Ramiro Vaca, justamente no empate contra o Chile. Enquanto isso, o Brasil tem dois, ambos marcados por Rodrygo. O retrospecto da seleção sub-20 brasileira não é muito positivo no Sul-Americano. Em 2017, última edição do torneio, o Brasil sub-20 foi eliminado na segunda fase da competição, a qual foi vencida pelo Uruguai.

No ano de 2015 não foi muito diferente. Mais uma vez, na segunda fase, o Brasil acabou não conquistando o título. A Argentina foi a campeã da competição. Restou a seleção brasileira apenas comemorar a classificação para o Mundial de Clubes daquele período. Esse retrospecto não causa muito conforto para os torcedores. Mas a diretoria acredita no potencial do elenco.

Enquanto isso, no outro grupo, o Equador segue na liderança. Paraguai e Uruguai estão em segundo e terceiro respectivamente. O Peru é o primeiro fora da zona de classificação, e a Argentina está em último. A maior rival do Brasil precisa de uma boa vitória hoje contra o os uruguaios às 20 horas e 30 minutos, e torcer por uma derrota dos peruanos para os equatorianos.