Copa América 2019: grupos e jogos estão definidos

As sedes Copa América variam a cada edição. E a de 2019 será no Brasil. Na última quinta-feira (24), foram realizados os sorteios dos grupos. A seleção brasileira estreia contra a Bolívia no Morumbi. E, além dos bolivianos, Venezuela e Peru completam o Grupo A. No B, Argentina, Colômbia, Paraguai e Qatar. E no C, Uruguai, Equador, Japão e Chile. O primeiro jogo será dia 14 de junho às 21 horas e 30 minutos, horário de Brasília.

Tite minimiza euforia por grupo fácil

Ao final do sorteio, o treinador do Brasil minimizou os ânimos dos jornalistas. “Hoje é uma realidade diferente. Bolívia e Venezuela não são as mesmas que estavam nas eliminatórias” – comentou o técnico. Mas além das outras seleções, Tite ainda falou sobre como a seleção brasileira está diferente, quando comparada a escalada para a Copa do Mundo 2018. “Da mesma forma, no Brasil temos 14 novos jogadores que não foram integrados na Copa do Mundo. É uma situação totalmente diferente” – completou o comandante.

  • Grupo A – Brasil, Bolívia, Venezuela, e Peru;
  • Grupo B – Argentina, Colômbia, Paraguai, e Qatar;
  • Grupo C – Uruguai, Equador, Japão, e Chile.

O técnico ainda comentou sobre a evolução qualitativa do Peru, que chegou a estar presente no último mundial. Por fim, jornalistas questionaram se seria uma obrigação do Brasil vencer, por ser sede América da Copa. “Temos obrigação de jogar bem. É obrigação o técnico e os atletas se portarem de forma digna, competente, competitiva. Nós representamos um povo que vive futebol” – finalizou Tite.

Copa América no Brasil – 1252498684 / Shutterstock.com

A Copa América próxima será mais uma chance de Tite mostrar seu trabalho no comando da seleção. E, devido a eliminação no Mundial 2018, é esperado que o Brasil consiga o título da competição. É a primeira vez que o VAR fará parte desse torneio. O treinador brasileiro avaliou como positiva a inserção dessa ferramenta. Enquanto tudo isso acontece, Neymar continua sendo avaliado pelo departamento médico do PSG.

Neymar poderá passar por nova cirurgia

Após o último jogo entre PSG e Strasbourg, o atleta brasileiro Neymar hoje é dúvida para o Brasil. Segundo fontes, o atleta sofre uma lesão no metatarso, e poderá desfalcar o seu clube no próximo jogo contra o Manchester United, válido pela Champions League ao vivo. Houve muita polêmica sobre o lance, e o brasileiro foi muito criticado pelo excesso de firulas em campo.

Independente do ocorrido, até a Conmebol Copa América é provável que o atleta já esteja recuperado e apto a jogar. Isso porque a estreia do Brasil na competição será dia 14 de junho, contra a Bolívia. Esse prazo é importante para que o brasileiro consiga recuperar sua forma, e estar pronto para enfrentar os adversários latinos. Muito conhecidos por darem entradas mais duras.

Jogos já definidos

O calendário Copa América, após os sorteios, já foi definido. As datas foram confirmadas logo após o sorteio. Os estádios que receberão as partidas serão Morumbi, Arena do Grêmio, Arena Corinthians, Fonte Nova, Maracanã, e Mineirão. Veja a seguir como estão agendados os confrontos da seleção brasileira:

  • Brasil e Bolívia ao vivo – 14/06 – 21h30 – Morumbi
  • Brasil e Venezuela ao vivo – 18/06 – 21h30 – Fonte Nova
  • Brasil e Peru ao vivo – 22/06 – 16h00 – Arena Corinthians

A Argentina estreia na Copa América 2019 no Brasil contra a Colômbia no dia 15 de junho às 19 horas. Já o Uruguai, outro adversário com boas chances na competição, fará sua primeira partida no dia 16, no mesmo horário do jogo dos argentinos. O atual campeão, Chile, enfrentará o Japão na segunda (17) às 20 horas. Classificam-se para as quartas-de-final os 3 melhores de cada grupo. E a expectativa é grande para que o Brasil esteja na Copa América final. Mas certamente não será uma competição fácil.