Confira as repercussões após Tite divulgar a lista de convocados para a Copa América

A Seleção Brasileira está definida para a Copa América 2019. Alguns nomes já esperados presentes na lista de Tite foram Alisson, Daniel Alves, Neymar e Roberto Firmino. Porém outros nomes surgiram como novidade, como Allan do Napoli e David Neres do Ajax.

‘A lista mais difícil que eu tive até hoje’

A convocação do Brasil para a Copa América era muito esperada. Além dos torcedores terem grande expectativa do desempenho da seleção canarinho, alguns atletas brasileiros estiveram envolvidos em polêmicas recentemente. Dentre eles está Neymar. O craque brasileiro envolveu-se em uma agressão com um torcedor e comentou o ocorrido em suas redes sociais.

Além de Neymar, Lucas Paquetá também teve problemas. Mas ao invés de agredir um torcedor, o jogador do Milan agrediu um juiz durante o campeonato italiano e pegou 3 jogos de suspensão. Era esse o cenário que Tite estava envolvido para anunciar o nome dos 23 atletas que fariam parte da Seleção Brasileira na Copa América 2019, a qual será realizada em território brasileiro.

Tite – Marco Iacobucci EPP / Shutterstock.com

Os goleiros convocados são: Alisson do Liverpool, Ederson do Manchester City e Cássio do Corinthians. Na zaga Tite terá a sua disposição Alex Sandro da Juventus, Daniel Alves, Marquinhos  e Thiago Silva do PSG, Éder Militão do Porto, Fágner do Corinthians, Filipe Luís do Atlético de Madrid e Miranda da Inter de Milão. No meio campo foram convocados Allan do Napoli, Arthur e Philippe Coutinho do Barcelona, Casemiro do Real Madrid, Fernandinho do Manchester City e Paquetá do Milan. No ataque os nomes são David Neres do Ajax, Everton do Grêmio, Firmino do Liverpool, Gabriel Jesus do Manchester City, Neymar do PSG e Richarlison do Everton.

Os jogadores convocados para a Copa América também serão usados em amistosos preparatórios para a competição continental. Segundo o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira enfrentará o Catar no dia 5 de junho a partir das 21 horas e 30 minutos. O local será o Estádio Mané Garrinha. Depois os brasileiros receberão Honduras para o último amistoso antes do início na copa americana.

Neymar não é mais o capitão do Brasil?

Uma das primeiras preocupações que o coordenador técnico da seleção, Edu Gaspar, prontamente esclareceu antes mesmo de começar a rodada de perguntas para Tite durante a convocação foi a situação dos times brasileiros que terão jogos próximos aos amistosos da Seleção Brasileira. Segundo o coordenador os atletas de times envolvidos na Copa do Brasil e na Champions League terão tempo hábil para se recuperar e apresentarem-se ao Brasil para os amistosos.

Ao ser questionado sobre a atitude de Neymar com um torcedor adversário do PSG o treinador brasileiro comentou: “Neymar errou. Por educação, a conversa que eu vou ter com ele é por uma questão de educação e de princípios. Primeiro vou conversar com ele. Assim como conversei com Douglas Costa e como vou conversar com Paquetá. É uma questão de conduta e educação.”

O fato de Neymar ter se envolvido em uma agressão pode fazer com que o atleta perca o papel de capitão da Seleção Brasileira. Mas Tite não disse se deixaria ou não o atleta sem a braçadeira de comandante do elenco em campo. Além disso, o que ocorreu com Lucas Paquetá também será analisado pelo treinador do Brasil, que pretende ter uma conversa com o atleta antes do início da competição.

Para completar a dúvida do Neymar como capitão Tite concluiu dizendo: “Eu vou ter [uma conversa]. Eu gostava que as pessoas falassem comigo. Não por telefone, falar ao vivo. Eu não vou ficar aventando possibilidade. Eu vou falar com o Neymar antes, depois eu falo com vocês.” – disse o treinador do Brasil, encerrando o assunto. Aproveite para acompanhar os preparativos dos jogos brasileiros no Pinnacle, um ótimo site para apostar.