Copa do Brasil é decidida nesta quarta-feira: Corinthians x Cruzeiro

A Arena Corinthians recebe nesta quarta-feira o segundo jogo da decisão do título da Copa do Brasil. O duelo coloca em lados opostos do campo Corinthians e Cruzeiro. A raposa levou vantagem no jogo de ida, o que impõe ao time da casa a necessidade de buscar o resultado.

Respectivamente na 10ª posição do Campeonato Brasileiro, fica evidente que o Cruzeiro tem como seu principal foco a Copa do Brasil nesta temporada. É fato que o clube queria também um melhor resultado na taça Libertadores, mas foram eliminados nas quartas pelo Boca Juniors da Argentina. Logo abaixo na tabela vem o Corinthians, atual Campeão Brasileiro, mas que faz uma temporada aquém do seu desempenho no anterior. O Timão, assim como seu próximo oponente, também encerrou sua participação na Libertadores, porém mais cedo, contra o Colo Colo nas oitavas de final.

As duas equipes tem voltado as suas atividades para esta parte decisiva do Copa do Brasil, isso fica evidente pela rodada anterior do Brasileirão, quando as equipes claramente entraram com formações alternativas de modo a preservar-se para a partida de volta da finalíssima. A premiação da Copa do Brasil este ano quebrou recordes e atrai a cobiça das equipes, que já vêm prometendo ganhos altos para seus atletas caso ergam a taça na próxima quarta-feira. Além disso, o vencedor da Copa terá vaga direta para a fase de grupos da Taça Libertadores da América do ano que vem, sendo uma oportunidade para qualquer um dos lados, que atualmente se veem distantes da briga pelo G-4.

Cássio - CP DC Press / Shutterstock.com

Cássio – CP DC Press / Shutterstock.com

O confronto anterior

O primeiro jogo da final, disputado no Mineirão, ocorreu no último 10 de outubro, quarta-feira, e terminou em vitória do Cruzeiro. O único gol da partida foi marcado por Thiago Neves, aos 45 minutos. A vitória da equipe celeste foi merecida já que o time jogou melhor que seu adversário e criou mais oportunidades de gols. A raposa poderia ter definido a partida, mas ficou apenas no 1×0. Curiosamente, esta foi a primeira vitória do time mineiro como mandante, pela Copa do Brasil 2018, no Mineirão. Agora, o Cruzeiro está um passo à frente para vencer a sua sexta Copa do Brasil, lembrando que a equipe é a atual Campeã do torneio. Se vencer nesta temporada será o maior campeão da história da competição.

Por sua vez, o Corinthians adotou uma postura bastante acanhada, e precisou que o goleiro Cássio operasse alguns milagres, evitando que o time não tivesse a sua desvantagem ampliada. É de se esperar que o Timão busque outra proposta de jogo para a próxima partida, já que terá que correr atrás do prejuízo. Para ser campeão, o Corinthians precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, a vitória por apenas um gol leva a partida para os pênaltis.