Neymar no Barcelona: fato ou fake?

Recentemente alguns rumores no mercado de transferências apontam para saída do craque Neymar das dependências do PSG. O brasileiro de 26 anos estaria insatisfeito no clube francês, e cogitaria até mesmo um retorno para o Barcelona. O meia Arthur mostrou-se empolgado com a possibilidade de retorno do meio campista.

Transferência histórica

A ida de Neymar para o PSG já foi regada a muita notícia, e cobertura de toda imprensa. Em teoria, o craque brasileiro foi a maior transferência mundial do futebol. O valor total foi de 222 milhões de euros. Além disso, há uma cláusula de quebra de contrato de 160.000.000 da moeda europeia, caso o atleta queira retirar-se das dependências do clube francês em 2020. Neymar chegou no Paris Saint-Germain em agosto de 2017, mas com algumas mudanças no elenco, o atleta acabou não sendo mais o centro das atenções. A principal foi a aparição de Mbappé. O francês ofuscou no brasileiro em algumas partidas, e acabou fazendo com que seu talento ficasse em segundo plano. Algumas polêmicas também envolvendo o brasileiro acabaram por causar certo desconforto. Como a vez em que Neymar criticou a arbitragem, e solicitou que a organização do futebol francês tomasse medidas quanto a torcedores arremessando objetos em campo. E o comentário não foi bem recebido pelos organizadores. Resta saber agora para onde Neymar irá. Os principais agentes do mercado apontam para um possível retorno ao Camp Nou. Mas há outros clubes interessados em obter o reforço do craque para a temporada. Um deles é o maior rival do Barcelona, o Real Madrid. A equipe tenta se organizar ainda com a saída de CR7 e com a chegada de um novo treinador.

Neymar – Alizada Studios / Shutterstock.com

Situação financeira do PSG é delicada

Algumas pessoas podem ficar surpresas com a possível venda do atleta brasileiro. Apesar de rumores indicarem sua infelicidade na França, o atleta vale muito dinheiro, e tem habilidade para compor o elenco do PSG. Mas a principal motivação da equipe francesa para vender o meio campo do Brasil seria a situação financeira. Segundo fontes, o PSG precisa apresentar um resultado de 170 milhões de euros caso não queira sofrer sanções do UEFA Financial Fair Play. Por isso Neymar e Mbappé são possíveis nomes que deixariam a França. Ambos são os jogadores mais valorizados da equipe da França, e ajudariam a melhorar o saldo financeiro. Mbappé estaria sendo preterido para o Real Madrid, numa busca incessante para substituir Cristiano Ronaldo. E tudo ficará mais claro a medida que a janela de transferências seguir. O importante é saber que certamente o time do PSG precisará mudar seu elenco, caso queira ficar dentro das regras de fair play da Europa.