Suárez precisa acordar, ou o Barcelona vai dançar

Pelas oitavas-de-final da Copa dos Campeões da Europa, o Barcelona empatou em 0 a 0 com o Lyon. Mesmo criando mais oportunidades que seu adversário, o clube espanhol não foi capaz de converter nenhuma em gols. E a cobrança dos críticos veio justamente para o principal atacante do time. Luis Suárez está oficialmente a 25 horas sem fazer gols fora de casa, em partidas válidas pela maior competição europeia.

Lyon empatou 6 dos 7 jogos que teve até o momento

A surpresa da falta de pontaria do ataque do Barcelona só não é mais impressionante que a campanha do Olympique. O clube francês, até o momento, teve 7 jogos pela Copa dos Campeões 2019. Em 6 deles, o Lyon acabou empatando. E apenas um deles terminou em vitória da equipe francesa. Contra o Barca, o resultado mostrou dois clubes sem criatividade na hora da finalização.

Certamente não se pode deixar de mencionar o desempenho de Anthony Lopes. O goleiro do Lyon defendeu bolas difíceis, e conseguiu segurar o resultado. Mesmo com 25 chutes ao gol adversário, o Barcelona acertou somente 5 no gol, e todos foram muito bem barrados pela defesa dos franceses. Por sua vez, o Olympique arrematou apenas 5 vezes e, duas foram na direção da meta espanhola.

O brasileiro Philippe Coutinho, que vem sendo cobrado pelos jornalistas, acabou entrando no segundo tempo. E até conseguiu fazer boas jogadas, mas não foi capaz de abrir o placar. Além dele, Lionel Messi também não teve uma atuação tão brilhante. O principal jogador argentino do Barcelona acabou sendo muito bem marcado pelos adversários, e não conseguiu criar boas chances. Mesmo quando criou, Anthony Lopes estava lá para impedir.

Vencedor do jogo de volta seguirá na competição

A UEFA Champions League tem o gol fora de casa como critério de desempate. E o Barcelona precisará ter isso em mente quando receber o Lyon no Camp Nou, no dia 13 de março, às 17 horas. Afinal, caso os dois clubes empatem em 0 a 0, o jogo irá para as penalidades. Já qualquer outro empate com gols, eliminará automaticamente o time espanhol da principal competição europeia.

Luis Suárez – Ververidis Vasilis / Shutterstock.com

O problema para o Barcelona não está só na falta de pontaria de Luis Suárez. O clube espanhol vem tendo dificuldades de vencer no Camp Nou. Nos últimos três jogos em casa, o Barca empatou 2, um com o Valencia em 2 a 2, e outro contra o Real, em 1 a 1. Mesmo na liderança da La Liga, principal campeonato espanhol, o time de Philippe Coutinho precisa dar sinal de melhora, se quiser ter chances de ser campeão da Copa dos Campeões da Europa.

Ainda na terça-feira (19), o Liverpool empatou também sem gols com o Bayern de Munique. Na quarta-feira (20) acontecerão os últimos jogos de ida das oitavas-de-final da competição europeia. O Atlético Madrid receberá o Juventus, e o Schalke enfrentará o Manchester City. As partidas de volta estão marcadas para terem início dia dia 5 de março, e terminarão no dia 13 do mesmo mês.