Zidane é o novo técnico do Real Madrid

A diretoria do Real Madrid decidiu retirar Santiago Solari do cargo de treinador do time principal, e anunciou a contratação de Zinedine Zidane. O francês chega em um momento delicado do Los Blancos, e assina um contrato de três anos até o dia 30 de junho de 2022. 

Diretoria do Real agradece Solari

Em uma publicação oficial, a diretoria do Real expôs: “O Real Madrid agradece o trabalho realizado por Santiago Solari e o compromisso e lealdade que sempre mostrou a esta que é sua casa”. O argentino comandou Los Blancos por 31 jogos, dos quais obteve 21 vitórias. Mas suas derrotas recentes nos clássicos contra o Barcelona, e a eliminação da Liga dos Campeões, foram fatores decisivos para a troca do nome que comandará o time titular.

Há 284 dias atrás, Zidane deixou o Real por falta de condições de seguir com seu trabalho. Em toda história, o francês foi auxiliar técnico e comandou o Real Madrid B durante 2014 e 2015. Porém, ainda no ano de 2015, subiu para a equipe principal, como treinador oficial do elenco. Esteve sob o comando dos jogadores do Los Blancos até 2018. No total teve 149 partidas como comandante a beira do gramado.

Zidane – cristiano barni / Shutterstock.com

Das 149 partidas que foi treinador do Real, Zidane conseguiu 104 vitórias. Além das conquistas, o francês também foi protagonista dos títulos no Mundial de Clubes de 2016 e 2017. E, para dar esperança aos torcedores do clube espanhol, venceu a Liga dos Campeões em 2016, 2017 e 2018. Por fim, Zinedine também comandou o time madrilenho nas conquistas da Supercopa Europeia em 2016 e 2017.

Feliz de voltar a casa

Na sua primeira entrevista coletiva, Zinedine Zidane disse estar feliz de voltar a sua casa. “O que quero é poder trabalhar, e colocar o Real onde deve estar. O importante para mim é amanhã começar a trabalhar” – disse o francês. Os jornalistas questionaram a motivação da volta, já que o ex-jogador tinha sido treinador do clube espanhol uma vez, e o novo treinador comentou: “Tomei a decisão de voltar, pois o presidente me chamou, e quero muito bem este clube”.

Mas não foi só isso que tomou o cenário da contratação de Zidane como novo treinador do Real. O presidente do clube, Florentino Perez, também comentou possíveis contratações de jogadores para reforçar Los Blancos na temporada 2019/2020. “Zidane é francês, então com Mbappé seria mais fácil. O que precisamos fazer agora é terminar a temporada, e nos preparamos para o próximo ano” – disse Perez.

Os jornalistas também questionaram Zidane sobre o fato de Cristiano Ronaldo não estar mais no elenco do Los Blancos. E perguntaram o que o francês acha dessa situação. “Temos 11 jogos para jogar, depois veremos como faremos. Todos sabemos que Cristiano é um dos melhores do mundo. Mas agora não é o momento de falar disso. O mais importante é estar de volta ao Real” – disse Zinedine.

O primeiro desafio de Zidane no comando do Real será contra o Celta de Vigo, no sábado (16), às 12 horas e 15 minutos. A partida é válida pela La Liga. Na competição espanhola Los Blancos estão em terceiro lugar, atrás de Atlético Madrid e Barcelona. Nada é impossível quando um ex-jogador com títulos mundiais assume o comando de um time, e a expectativa é grande para o retorno do ídolo ao Bernabeu.