Copa do Mundo Feminina – Grupo B

    Em menos de uma semana terá início a copa do mundo de futebol feminino de 2019. A edição deste ano será disputada em solo francês e durante um mês veremos várias craques desfilar nos gramados do país da torre Eiffel. Esta promete ser uma das melhores copas de todos os tempos.

    Vários países cresceram bastante na última década, o futebol feminino passou a chamar cada vez mais atenção e conquistar fãs pelo mundo tudo. Reflexo disso é que agora a copa é disputada por 24 equipes, antes apenas 16 seleções participavam de mundiais.

    Estamos fazendo a análise de todas as chaves da competição, as características de cada equipe e quais as possibilidades de classificação também. No texto de hoje vamos dar uma olhada no Grupo B, que é composto por Alemanha, China, Espanha e África do Sul.

    A bicampeã Alemanha é uma das favoritas ao título de 2019 mas precisa ficar atenta para decidir o primeiro lugar do seu grupo contra a Espanha. É bom ficar de olho na segunda rodada que será o embate colossal das germânicas contra a La Roja, confronto que possivelmente definirá a liderança deste grupo.

    Alemanha, China e Espanha estão entre as 20 melhores colocadas do ranking mundial. Isso por si só já é um bom indicativo de que apesar do grande favoritismo das alemãs, este deverá ser um dos grupos mais equilibrados da copa. Como serão apenas 3 jogos na fase de grupos qualquer deslize pode ser fatal e comprometer a classificação.

    Alemanha

    As alemãs são amplamente favoritas não só fecharem a primeira fase como líderes deste grupo mas também para ir muito longe na competição. Ao lado de França e Estados Unidos a Alemanha é a seleção com mais chances de vencer esta Copa do Mundo de Futebol Feminino.

    O retrospecto histórico e recente jogam muito a favor das alemãs, elas são a segunda equipe com mais copas do mundo (2 taças, atrás apenas das 3 dos Estados Unidos). Além disso, são as atuais campeãs olímpicas e venceram sete das últimas nove Eurocopas.

    Se não bastasse todo esse domínio histórico, ainda são atualmente a segunda melhor colocada no ranking mundial. Dito isto, a seleção da Alemanha vem com tudo para conquistar o seu terceiro título com um time forte e decisivo que tem na camisa 10, Dzsenifer Marozsan, sua peça fundamental para criar situações de gol.

    As germânicas tiveram uma campanha quase perfeita na fase de qualificação com apenas uma derrota contra a Islândia. Esta foi a primeira derrota que a seleção sofreu numa fase eliminatória de Copa do Mundo Feminina. Mas esta derrota pode ter acordado o time, resultando posteriormente em 7 vitórias sem sofrer um gol sequer, garantindo o primeiro lugar do Grupo 5 das eliminatórias europeias.

    Espanha

    Tirando as anfitriãs, a Espanha foi o primeiro time europeu a se classificar para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019 da França, a La Roja fez isso com uma campanha perfeita, terminando com oito vitórias em oito jogos com 25 gols e levando apenas dois, garantindo assim, a primeira colocação no grupo 7 das eliminatórias da Europa.

    O destaque do time é Irene Paredes, zagueira do time, que não só defende bem mas também chama atenção porque faz muitos gols. Apesar de sua posição como zagueira central, ela foi a 2ª artilheira da equipe nas eliminatórias da Copa com 4 gols. Forte e muito talentosa, Paredes é uma líder nata e uma das melhores defensoras do mundo. Ela atualmente joga pelo Paris Saint-Germain da França.

    Outra jogadora que chama atenção é a goleira Sandra Paños, ela joga no Barcelona vice campeão da Champions League desta temporada. Paños tem reflexo e agilidade impressionantes e já há alguns anos é considerada uma das melhores goleiras do mundo. Esse sistema defensivo sólido e com estrelas reconhecidas é a principal arma da Espanha do técnico Jorge Vilda para fazer uma campanha histórica na França.

    China

    A China vem pra copa da França como uma das 5 seleções representantes da Ásia, as chinesas tiveram uma geração muito boa na década de 90, quando conseguira ser vice campeãs tanto de uma copa do mundo, em 1999, quanto de uma olimpíada, em 1996.

    Depois dessa geração vitoriosa as chinesas não conseguiram manter a mesma qualidade com as novas jogadoras, assim o país não teve nenhum resultado expressivo no futebol feminino após a virada do século. Mas isso não desanima as chinesas que esperam fazer uma campanha digna na França esse ano.

    A classificação pra copa da França foi tranquila, as chinesas ganharam as 3 partidas do grupo A da Copa da Ásia de 2018 e com isso foram pras semi finais, garantindo uma das vagas asiáticas na Copa do Mundo. No fim das contas a equipe ficou com o terceiro lugar na competição continental, um desempenho satisfatório já que o principal objetivo foi conquistado.

    Uma boa campanha da China passa muito por boas atuações da meia-atacante Wang Shuang, a jogadora do PSG de 24 anos é a única da seleção chinesa que atua fora de seu país. Sua velocidade, habilidade e qualidade de finalização renderam a ela o apelido de e “Lionel Messi mulher” na China. Um exagero é claro, mas que serve pra demonstrar quanta qualidade ela tem.

    África do Sul

    A seleção da África do Sul é uma das estreantes em mundiais desta edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Elas fizeram uma grande campanha na Copa das Nações Africanas e ficaram com a segunda colocação, mesmo com a dura derrota pra Nigéria nos pênaltis, as sul-africanas ficaram com a sensação de dever cumprido ao conseguir essa vaga tão importante pro futebol do país.

    O time tem um futebol muito ofensivo e a principal estrela da equipe é a atacante Thembi Kgatlana, de 23 anos. Mesmo sendo tão jovem, ela já jogou nos Estados Unidos e atualmente é jogadora do Beijing BG Phoenix da China, mesmo time onde joga a meia Linda Motlhalo. Elas tentam conduzir a África do Sul a uma honrosa primeira participação em copas, uma vitória simples num grupo com 3 seleções que estão no top 20 do ranking mundial já seria um feito histórico para as sul-africanas.

    Veja a tabela e os jogos do Grupo B

    PosTimePGVDEGPSGClassificação
    África do Sul000000Avança às oitavas
    Alemanha000000Avança às oitavas
    China000000Disputa entre 3ª colocadas
    Espanha000000

     

    Jogos

    DataJogoHoras (Brasília)Estádio
    08/06Espanha  X África do Sul13:00Stade Oceane, Le Havre
    08/06Alemanha  X  China10:00Roazhon Park, Rennes
    12/06Alemanha  X  Espanha13:00Stade du Hainaut, Valenciennes
    13/06África do Sul  X  China16:00Parc des Princes, Paris
    17/06África do Sul  X  Alemanha13:00Stade de la Mosson, Montpellier
    17/06China  X  Espanha13:00Stade Oceane, Le Havre